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Black Friday: Como escolher a fila mais rápida das lojas (de acordo com a matemática)
Black Friday: Como escolher a fila mais rápida das lojas (de acordo com a matemática) de 08/11/2018

Chegou a Black Friday e você terminou suas compras. E agora se dirige aos caixas da loja para pagar, ainda que primeiro dê uma fugaz olhada para analisar qual das filas andará mais rápido. Escolhe uma, e espera pacientemente a sua vez enquanto observa consternado que as demais andam mais depressa. 

E esse é um sentimento universal, e por isso especialistas de todo o mundo estudaram e encontraram fórmulas para se escolher a fila mais rápida. Entre elas, uma relacionada à matemática.

Melhor atrás de um cliente com o carrinho cheio

É a conclusão de Dan Meyer, matemático e diretor do Desmos, um centro de ensino online. Esse professor conta em seu blog que existem fatores que influenciam mais na velocidade da fila do que a quantidade de produtos levada pelos clientes. Entre os cumprimentos, comentários sobre o tempo e a saúde, a forma de pagar (em dinheiro ou com cartão), a rapidez de cada pessoa em encher suas sacolas, calcula que se perdem em média 48 segundos por cliente. Depois, passar cada artigo leva 2,8 segundos, de modo que uma compra grande de 100 produtos significa um total de 5,4 minutos. Por outro lado, quatro pessoas com um total de 200 produtos cada uma, levarão (ao se acrescentar os 48 segundos de outros fatores multiplicados por quatro) um total de 6,9 minutos. Conclusão: não se assuste se a pessoa da frente comprou todo o mercado; a fila andará mais rápido do que ficar atrás de quatro clientes com poucos artigos em suas cestas.

Escolha as filas da esquerda

A Same Ole Line Dudes é uma empresa norte-americana que se encarrega de ficar na fila por você. Seu fundador, Robert Samuel, teve a ideia do negócio assim que ficou desempregado e na mesma semana as filas davam voltas nos prédios de Nova York esperando o lançamento do iPhone 5. O negócio parece andar bem – cobra 25 dólares (85 reais) por hora de espera –, e há pouco tempo contou sua experiência ao The New York Times dando algumas dicas aos leitores: “É preciso ir sempre às filas da esquerda porque a maioria das pessoas, sendo destras, sempre tendem a se dirigir à fila da direita, o que as torna mais concorridas”. Recomendou também escolher sempre as caixas mulheres: sua experiência demonstrou que são mais ágeis nas transações.

Preste atenção na idade do cliente (e no tipo de produto que leva)

Em seu livro Why does the other line always move faster? (Por que a outra fila sempre anda mais rápido?), David Andrews aconselha a escolher filas com maioria de homens: eles têm menos paciência e, de fato, existe a possibilidade de que desistam e abandonem a fila. Outro truque é observar o tipo de produto dos clientes da frente, já que se são muitos produtos, mas todos iguais (por exemplo, 20 garrafas do mesmo refrigerante) o caixa irá mais rápido. Também lembra que pagar em dinheiro ajuda a terminar antes e que os clientes de idade avançada, as famílias e as pessoas acompanhadas por amigos costumam se distrair mais na hora de pagar.

Tente se distrair: o tempo passará mais rápido

De acordo com os números do professor Richard Larson, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), considerado o maior especialista em filas, é estimado que os norte-americanos passam o equivalente a dois anos de suas vidas em filas. Visto dessa forma, parece um pesadelo. “Quando vemos a situação em que nos encontramos como totalmente negativa, nossa atenção se volta à passagem do tempo, a contar os minutos e segundos de espera. Por isso parece que o tempo passa mais devagar”, descreve o psicólogo Pau Obiol. Por isso, Larson, que há décadas estuda a espera e escreveu mais de 75 artigos sobre o assunto, confessa ser um entusiasta do sistema da Disney, pelo qual seus clientes acham que esperar 45 minutos para uma atração de dois minutos de duração é a experiência de sua vida. “Constroem todo o tipo de entretenimento e criam expectativas na fila, de modo que o cliente já sente que está aproveitando a atração a partir do momento em que entra na fila”, diz o especialista. O ruim é que no supermercado de nosso bairro não temos o Mickey Mouse fazendo gracinhas, mas sempre nos restará nosso smartphone.

Não se assuste com a fila única: é mais ágil

Se a espera desespera, o que mais enfurece é ver que os da fila ao lado andam mais rápido (mesmo tendo chegado depois). Não é justo, e com a ideia de que ninguém é mais importante do que ninguém e todo mundo deve ser atendido pela ordem de chegada, foi criada a chamada fila rápida: uma mesma fila para vários caixas no local do tradicional, que são várias filas para os caixas correspondentes. Entre outras empresas, a Wendy’s, o Citibank e a American Airlines foram as pioneiras em instituí-las em seus estabelecimentos. É certo que a fila única parece ser interminável e apavora o consumidor, mas é a mais rápida e justa com a vantagem de que nunca para. No final da fila única existem três ou quatro caixas que atendem por turno e se algum tem problemas, a fila continua avançando e os consumidores vão sendo atendidos pelos outros caixas.

Fonte- https://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/09/economia/1478704453_525443.html

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VOCÊ SONHA E O KAWAKAMI REALIZA
VOCÊ SONHA E O KAWAKAMI REALIZA de 23/10/2018

No dia 12 de Outubro de 2018, iniciamos nossa nova campanha: “Você sonha, o Kawakami realiza”, autorizada pela Caixa Econômica Federal. A Campanha que finda em 26 de janeiro de 2019, vai sortear uma BMW 320i Branca e 21 Vales Compras. Para participar, basta se cadastrar no site do Kawakami, gastar R$30,00 em compras, receber seus cupons, que caem automaticamente nas urnas que estão em todas as nossas lojas.

Não fique fora dessa, Participe!

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OUTUBRO ROSA
OUTUBRO ROSA de 23/10/2018

Outubro Rosa é o nome dado para uma campanha internacional para sensibilização da população para o problema do câncer de mama.

Este movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois do Congresso ter determinado o mês de Outubro como o mês da prevenção desta doença. Durante este mês são feitas várias atividades que promovem a detecção precoce do câncer de mama.

Durante o mês de Outubro, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.

Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002. Atualmente, são também iluminados outros monumentos, como o Palácio do Planalto, o Panteão da Pátria Tancredo Neves, Cristo Redentor, o Congresso Nacional e vários outros.

O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.

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AGOSTO DOURADO
AGOSTO DOURADO de 14/08/2018 Instituído no Brasil em 2017, o mês celebra o leite materno como alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Há muito tempo somos habituados a meses com cores que marcam a importância da conscientização sobre questões de saúde que atingem determinados grupos de pessoas. O Outubro Rosa lembra a importância da prevenção do câncer de mama, enquanto o Novembro Azul, por exemplo, foca na atenção ao câncer de próstata.

E, mais recentemente, passamos a ter uma nova data especial no calendário: o Agosto Dourado que, por sua vez, é um mês que fala com quase toda a população, pois é dedicado à amamentação. E a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento.

Agosto Dourado: um mês brasileiro

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado.

A partir daí, o oitavo mês do ano é todinho dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês.

Por que a escolha do dourado para o mês de agosto?

O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

A lei brasileira sugere que prédios públicos sejam iluminados com a cor dourada em homenagem à amamentação.

Fonte: https://bebe.abril.com.br/amamentacao/por-que-este-mes-foi-determinado-como-agosto-dourado/

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Inovação é a arma do varejo para conquistar consumidores
Inovação é a arma do varejo para conquistar consumidores de 10/03/2018

O comércio é uma das atividades mais antigas da história da humanidade: as pessoas saíam de casa rumo aos grandes centros para comprar os produtos que necessitavam, enquanto os vendedores investiam em lojas localizadas em pontos estratégicos, com o objetivo de atender o maior número de consumidores possível. Mas essa fórmula, que funcionou muito bem durante séculos, tem se mostrado cada vez menos eficaz.

“Vivemos uma revolução do consumo, as pessoas não precisam mais sair de casa para comprar. A conveniência é muito mais poderosa do que o preço”, afirma o consultor especializado no setor de varejo Fred Rocha. Segundo ele, agora é o momento do “varejo intangível”, no qual a tecnologia, a transformação digital e as pessoas são o foco das estratégias de negócios. “A inovação faz parte do intangível e tem se mostrado fundamental para facilitar processos, especialmente para o consumidor.”

De acordo com um levantamento divulgado em 2017 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o investimento do setor privado em pesquisa e desenvolvimento alcançou 38,1 bilhões de reais em 2015, uma prova da necessidade de inovação para a geração de valor nos negócios. Alinhado às tendências do mercado, o GPA, maior grupo varejista e de distribuição do Brasil, vem investindo há décadas em soluções pioneiras que facilitem a vida de seus clientes, mas nos últimos anos tem tratado o assunto como uma prioridade dentro da companhia.

Na prática

Em 2017, o GPA criou uma estrutura corporativa dedicada exclusivamente à inovação. A área é responsável por mapear tendências e oportunidades para o negócio e tem atuado, principalmente, com foco no relacionamento com startups. Entre julho e agosto do ano passado, realizou o primeiro Pitch Day Pão de Açúcar, um concurso para jovens empreendedores. Nessa edição, as startups tinham como desafio desenvolver soluções inovadoras em três categorias: melhoria da experiência do cliente dentro da loja; big data aplicado ao varejo; e otimização do supply chain e melhorias dentro da central de distribuição.

A vencedora foi a Rapiddo, com a proposta de um marketplace que conecta motoboys e carros a pessoas e empresas que necessitam de entregas rápidas para potencializar os seus negócios. A segunda colocação ficou com a Nama, que desenvolveu um chatbot guiado por inteligência artificial capaz de dialogar com os consumidores utilizando uma linguagem natural. O projeto Já Entendi, uma plataforma de aprendizagem por meio de vídeos e jogos, ficou em terceiro lugar. As três startups foram premiadas com um programa de mentoria com executivos do Grupo e estão com projetos em andamento com a empresa.

“Queremos estimular a colaboração e, por meio dela, gerar iniciativas de valor que contribuam com os negócios e reforcem nosso papel de agente transformador”, afirma Illan Israel, head de inovação do GPA, destacando que todas as iniciativas realizadas pela companhia são pensadas, direta ou indiretamente, para o benefício dos clientes da rede. Para estimular a cultura de inovação, foi inaugurado o GPA Lab, um espaço construído na sede do Grupo em São Paulo para receber reuniões, palestras e treinamentos internos e externos. A área de inovação também atua para facilitar processos e projetos das unidades de negócios, fazendo a interface entre a estratégia corporativa e a prática.

Pioneiro na comercialização de produtos de marca própria e na criação de programa de fidelidade no varejo há quase 20 anos, o GPA tem a inovação em seu DNA. O Meu Desconto lidera os destaques entre as iniciativas recentes realizadas pela companhia, comprovando a eficácia da estratégia omnicanal e do uso da base de dados para fidelização por meio da personalização de ofertas aos clientes Pão de Açúcar Mais e Clube Extra. Os aplicativos alcançaram 4 milhões de downloads em apenas sete meses e a base de clientes cadastrados saltou de 12 milhões para 14 milhões no fim de 2017.

Outra novidade foi o Caixa Express, exclusivo para os clientes fidelidade do Pão de Açúcar. A solução, já implementada em 95% das lojas da rede, permite o agendamento prévio de horário para atendimento nos caixas das lojas, trazendo mais comodidade ao cliente. Também foi lançada a Lista de Compras Personalizada, com a qual o cliente pode ter acesso aos produtos que compra regularmente, organizados em uma lista dinâmica, facilitando ainda mais suas compras nas lojas e no e-commerce alimentar.

Para os próximos anos, o GPA pretende seguir ditando as tendências do setor varejista no Brasil – sempre em busca de novas soluções para seus consumidores.

Fonte: https://exame.abril.com.br/tecnologia/inovacao-e-a-arma-do-varejo-para-conquistar-consumidores/

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8 de Março Dia Internacional da Mulher
8 de Março Dia Internacional da Mulher de 08/03/2018

Mulher é grandeza. É distinção. Mulher é ímpar. É sedução. Ser mulher é fazer parte de uma história de luta e de conquista, uma história rica em personagens que gritam a verdade do íntimo de cada um de nós. Não há mulher maior do que qualquer uma, tal como não existe algum ser maior que qualquer mulher. Se há justiça no mundo, ela se deve a todas as mulheres que do nada construíram o tudo.O coração das mulheres é diferente de qualquer outro que habita no interior de todos os seres. E é por isso que hoje conhecemos a parte positiva do mundo, tal como ele é. Em relação à parte negativa, ela está ainda em construção, mas podemos ter certeza de uma coisa: o mundo vai ficar ainda melhor. Porque as mulheres são a janela para a bondade. Elas são palavra. Elas são canção. A mulher é vida. Ela dá vida. Ninguém espelha tanto a esperança quanto a mulher. Ninguém. A gente deveria ajoelhar todas as noites, agradecendo a Deus a dádiva que Ele nos deu: a mulher. Não há algo que brilhe mais em nosso planeta do que as mulheres. Não há algo que respire mais amor, mais verdade. A mulher é singular sob todos os pontos de vista.Obrigado, mulheres, por serem tão especiais!

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